segunda-feira, junho 28, 2004

CAB no Portugal EcoAventura (Xurês)

O Clube Aventura do Barreiro integra pela primeira vez a Taça de Portugal de Corridas de Aventura na época 2003/2004. Será representado por uma equipa mista e tem como objectivo competitivo ficar entre as cinco primeiras equipas mistas e o top 20 absoluto no ranking.

A primeira prova, I Desafio Rutas do Xurés a 15 e 16 de Novembro de 2003, foi uma experiência inesquecível. Decorreu sob condições climatéricas extremamente adversas mas num cenário natural lindíssimo. A prova foi constituída por 10 etapas numa distância máxima de cerca 200 Km*. Participaram nesta prova a Ângela Cruz, o António Neves, a Joana Neves, o Tiago Costa e a Sónia Pires na assistência.

Para a nossa equipa a prova decorreu dentro das expectativas até à 5ª etapa. Nesta etapa descobrimos a importância de nunca descuidar a estratégia; fomos tentados por um CP que nos fez gastar 1h:30 min, e na sequência desse erro fomos "apanhados" pela noite numa zona montanhosa de progressão muito lenta. Estas condições aliadas ao vento e chuva gelada, não nos permitiram encontrar o CP obrigatório, o que implicou perder os CP's da etapa. Gelados e afectados pelo desfecho da etapa decidimos regressar ao pavilhão desportivo de Muiños e não fazer as etapas nocturnas (Orientação em BTT , canoagem e Ori pedestre).

No dia seguinte, deparámos com avarias nas bicicletas que nos impossibilitaram de participar na primeira etapa de Domingo (9ª), pelo que já só realizámos a 10ª etapa (pedestre). O resultado foi o 35º lugar em 53 equipas e a 7ª equipa mista em 14 equipas mistas (com pelo menos 1 elemento feminino).

Na perspectiva competitiva o balanço foi negativo, a assistência correu muito bem, no plano logístico teremos de corrigir alguns aspectos:

Sair cedo de véspera para que possamos descansar na noite anterior, para esta prova não dormimos nada, pois passámos a noite em viagem;

Obter o mais cedo possível o Raid-Book, desta vez apenas tivemos acesso uns escassos 30 min antes do início da 1ª etapa;

Transportar as bicicletas montadas (a montagem e desmontagem revelou ser pouco prático, perde-se tempo nas transições e provocou algumas avarias);

A planificação em termos de abastecimentos e equipamento correu bem. Fisicamente De resto vamos continuar a treinar com afinco até à próxima prova; pM Aventura – Trilhos de D. Dinis a 7 e 8 de Fevereiro de 2004.



Sem comentários: