quinta-feira, março 03, 2005

Cansaço e falta de sorte marcaram as duas derradeiras etapas do VII UTL Outdoor Challenge – Terras de Idanha.


Depois de uma saída atribulada do Barreiro na Sexta-feira que nos fez chegar ás termas de Monfortinho pelas 6 horas da madrugada de Sábado (o atrelado das bicicletas partiu o eixo em Samora Correia), esta primeira prova da época acabou igualmente menos bem para o Clube Aventura do Barreiro.
À partida de Zarza la Mayor, ás 8:00 horas da manhã de Domingo o CAB posicionava-se em 15º da classificação geral. Esta espectacular etapa de Orientação pedestre levou-nos a Salvaterra do Extremo e, à semelhança dos contrabandistas de outros tempos, atacámos a etapa com a cautela perfazendo 8 dos 9 CP’s em disputa, subindo 2 lugares na classificação, passando para 13º.
A 9ª etapa (40 Km de BTT) deitou tudo a perder. Até nem começou mal, na mudança de mapa (sensivelmente a meio da distância) tínhamos 1 hora e 20 minutos, mas o cansaço provocou um erro infantil de navegação que nos fez rebentar uma etapa para a qual dispúnhamos de 2 horas e 44 minutos e onde naturalmente, e à vontade, controlávamos 7 dos 10 CP’s em causa.
Se a desclassificação nesta etapa era uma facto consumado, menos esperado foi a desclassificação na 10ª etapa de multiactividades em Penha Garcia, quando a organização até considerou esta etapa não válida e atribuiu a totalidade dos CP’s a todas as equipas que apenas partiram... (apesar de termos partido e realizado algumas actividades, a organização justificou a desclassificação: “Por interpretação errada do controlador de partida a equipa do CAB foi autorizada a partir após a hora de fecho da etapa pelo que não pode ser classificada”).
Assim a prova acabou para o CAB com os CP’s conseguidos até à 8ª etapa, quando a quase totalidade das equipas teve o bónus de 6 CP’s na 10ª etapa?!...
Deste modo, ficámo-nos por um 30º lugar entre as 55 equipas que terminaram esta bela prova, organizada pelo Clube de Praticantes de Corridas de Aventura – UTL Aventura. Apesar dos percalços, equipa mantém a firme determinação de se afirmar como uma das melhores equipas mistas na Taça de Portugal de Corridas de Aventura na presente época.
Parabéns ao Nelson, à Ângela, à Joana, ao A. Neves, que "arranharam" nos limites, e também para a Sónia pelo apoio dado na assistência.