domingo, março 27, 2005

O «Terras do Grande Lago - Alqueva Outdoor Challenge» foi um sucesso!


Foi em ambiente de festa que terminou a 2ª prova da Taça de Portugal de Corridas de Aventura.
A satisfação dos participantes foi a recompensa para toda a organização do «Terras do Grande Lago - Alqueva Outdoor Challenge», reconhecida por muitas equipas como uma das provas melhor organizadas do PEA.
Diversidade de actividades, bom enquadramento paisagístico e boa relação qualidade/exigência na escolha de percursos, sintetizam as apreciações mais referidas à prova.

quarta-feira, março 16, 2005

Passeio de kayak «Moinhos de Maré»: 12 embarcações a navegar...


Aproveitando a maré viva, o CAB organizou este Sábado o passeio de canoagem «Moinhos de Maré», integrado no programa de actividades de ar livre "Barreiro Aventura".
Os doze participantes em kayak tiveram oportunidade de conhecer a envolvente ribeirinha do concelho e visitar o que resta dos antigos moinhos de maré do Barreiro (infelizmente todos em ruínas). As condições de maré permitiram entrar nas caldeiras dos moinhos pequeno e do cabo e apreciar o complexo de moinhos de Alburrica.
Os participantes, alguns barreirenses, confessaram que desconheciam alguns dos locais visitados e a perspectiva de quem, no rio, observa a nossa terra. Reconheceram ainda que, lamentavelmente, a margem ribeirinha está subaproveitada e merece mais atenção de todos os barreirenses.
A próxima actividade de canoagem prevista no "Barreiro Aventura" é no dia 1 de Maio para descer o rio Nabão.

sexta-feira, março 11, 2005

Passeio de kayak «Moinhos de Maré»: actualização de informações

Clica no título para saber mais sobre o passeio.
Para saber mais sobre os Moinhos de Maré do Barreiro <Barreiroweb.com>
Para saber mais sobre o modo de funcionar dos Moinhos de Maré <Associação Nacional de Cruzeiros>
Para saber mais sobre os Moinhos do Seixal <EB Paulo da Gama>
Webquest sobre Moinhos de Maré <ESE-IPS>

quinta-feira, março 10, 2005

CAB na organização do «Terras do Grande Lago Alqueva Outdoor Challenge»

O Clube Aventura do Barreiro, juntamente com a Associação Portuguesa de Corridas de Aventura e as equipas A’ventura Raid Team e a CDAMS-Margem Sul, está a organizar a segunda prova da Taça de Portugal de Corridas de Aventura – Portugal Eco Aventura, que vai decorrer na bacia hidrográfica de Alqueva nos dias 25 e 26 de Março de 2005.
Tendo como cenário castelos medievais, menires, o Grande Lago e o terreno marcado pela orografia ondulante e pelo montado de azinho, é o espaço de excelência para apreciadores de largos horizontes.
Assim, esta prova pode constituir um dos maiores desafios técnico-físicos do PEA: com distâncias máximas de 400 m de natação, 35 km de Canoagem, 20 km em Run&Bike, 30 km Trikke/patins, cerca de 130 km de BTT dos quais 37 à noite, 15 km de orientação pedestre nocturna, 8 km de prova de obstáculos, Tiro c/ Arco, Slide, Tirolesa, e mais algumas surpresas...
A estratégia, a gestão do esforço, a orientação e particularmente as competências na canoagem vão ser determinantes para as aspirações das equipas em competição. As equipas menos competitivas podem optar por realizar a versão mais curta da prova e integrar-se nesta festa do desporto de aventura e natureza.
Para o CAB o desafio é proporcionar, em conjunto com os parceiros de organização e sponsors, 24 horas de muita aventura e ar livre ás 50 equipas participantes.
Clique para saber mais sobre esta prova

terça-feira, março 08, 2005

Águas Bravas em Gredos (rios Tormes e Alberche)

CAB inicia temporada de Canoagem com acção de iniciação


O CAB deu início à temporada de Canoagem com acção de iniciação. Integrada no Barreiro Aventura e enquadrada pelos sócios Nelson, Sónia e Joana, compareceram nesta actividade 4 canoístas que tiveram oportunidade de conhecer o abrigado estuário do Coina.
Com a falta de chuva neste ano, a época de águas bravas ficou comprometida. Assim o CAB irá desenvolver várias acções e passeios náuticos ao longo deste ano, partilhando conhecimentos e ajudar a descobrir o rio que passa na nossa terra.
O próximo passeio náutico é já no Sábado, 12 de Março, sob o tema "Os Moinhos de Maré". Aproveitando as marés vivas da Lua nova vamos visitar as caldeiras e mostrar como funciona o sistema de comportas destas indústrias de moagem que aproveitavam a energia das marés.
Mais informações

quinta-feira, março 03, 2005

Cansaço e falta de sorte marcaram as duas derradeiras etapas do VII UTL Outdoor Challenge – Terras de Idanha.


Depois de uma saída atribulada do Barreiro na Sexta-feira que nos fez chegar ás termas de Monfortinho pelas 6 horas da madrugada de Sábado (o atrelado das bicicletas partiu o eixo em Samora Correia), esta primeira prova da época acabou igualmente menos bem para o Clube Aventura do Barreiro.
À partida de Zarza la Mayor, ás 8:00 horas da manhã de Domingo o CAB posicionava-se em 15º da classificação geral. Esta espectacular etapa de Orientação pedestre levou-nos a Salvaterra do Extremo e, à semelhança dos contrabandistas de outros tempos, atacámos a etapa com a cautela perfazendo 8 dos 9 CP’s em disputa, subindo 2 lugares na classificação, passando para 13º.
A 9ª etapa (40 Km de BTT) deitou tudo a perder. Até nem começou mal, na mudança de mapa (sensivelmente a meio da distância) tínhamos 1 hora e 20 minutos, mas o cansaço provocou um erro infantil de navegação que nos fez rebentar uma etapa para a qual dispúnhamos de 2 horas e 44 minutos e onde naturalmente, e à vontade, controlávamos 7 dos 10 CP’s em causa.
Se a desclassificação nesta etapa era uma facto consumado, menos esperado foi a desclassificação na 10ª etapa de multiactividades em Penha Garcia, quando a organização até considerou esta etapa não válida e atribuiu a totalidade dos CP’s a todas as equipas que apenas partiram... (apesar de termos partido e realizado algumas actividades, a organização justificou a desclassificação: “Por interpretação errada do controlador de partida a equipa do CAB foi autorizada a partir após a hora de fecho da etapa pelo que não pode ser classificada”).
Assim a prova acabou para o CAB com os CP’s conseguidos até à 8ª etapa, quando a quase totalidade das equipas teve o bónus de 6 CP’s na 10ª etapa?!...
Deste modo, ficámo-nos por um 30º lugar entre as 55 equipas que terminaram esta bela prova, organizada pelo Clube de Praticantes de Corridas de Aventura – UTL Aventura. Apesar dos percalços, equipa mantém a firme determinação de se afirmar como uma das melhores equipas mistas na Taça de Portugal de Corridas de Aventura na presente época.
Parabéns ao Nelson, à Ângela, à Joana, ao A. Neves, que "arranharam" nos limites, e também para a Sónia pelo apoio dado na assistência.